5 de maio de 2013

EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA


Olá pessoal! Tudo bem?
Olha que beleza!!! A nossa amiga, Professora Adriana, compartilha uma de suas atividades desenvolvidas em sala de aula. O texto da Professora e algumas fotos são bem interessantes e colaborativos.
Equipe Gestora
Escola Classe 501 de Samambaia-DF

Tenho desenvolvido algumas atividades relacionadas ao letramento matemático em sala de aula. São atividades simples que se aproximam da vivência dos estudantes e colaboram com o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e aos conteúdos do currículo.

Considero interessante trocarmos ideias e envio para colaborar com o blog da escola, conforme sugerido pela equipe gestora.

Resumo: 
Atividade com encartes de Supermercado a fim de desenvolver procedimentos de ensino que familiarize os estudantes com o nosso Sistema Monetário, comparação de preços, situações problemas de adição e subtração, troco, leitura e escrita de quantidades e valores, relação entre produtos que compramos por Kg, gramas, litro - medidas de massa e de capacidade. (Contemplei os eixos: números e operações, grandezas e medidas).
Importante lembrar que a matemática financeira também vai permitir que a criança pense aritmeticamente bem como desenvolva seu potencial como consumidor consciente.

Posteriormente, darei prosseguimento às atividades para contemplar os eixos: tratamento da informação (construção de gráficos) e espaço e forma.

Objetivos:
ü  Aproximar a matemática a situações cotidianas bem como torná-las interessantes, prazerosas e lúdicas.
ü  Familiarizar os estudantes ao nosso sistema monetário e reconhecer as cédulas, moedas e o símbolo: R$.
ü  Exercitar a leitura e escrita de quantidades monetárias.
ü  Comparar preços e perceber o que separa os reais dos centavos.
ü  Desenvolver a habilidade do consumidor consciente ao saber fazer escolhas entre produtos, comparando preços.

Metodologia:
Observando o encarte, responda:
·         Qual o produto mais caro?
·         Qual o produto mais barato?
·         Quais os produtos que tem o mesmo preço?
·         Se fôssemos ao mercado com R$ 50,00 que produtos do encarte poderíamos comprar?
·         Precisamos ficar com R$ 10,00 de troco para comprar remédios, quais os produtos que podemos comprar?

Foram propostas várias situações problemas e simulação de compras onde cada estudante tinha seu próprio dinheiro para manipular e simular soluções. O registro encontra-se no caderno. Vale lembrar que várias soluções possíveis foram encontradas!

Seguem algumas fotos das crianças trabalhando, pensando, discutindo e adorando!

As necessidades cotidianas fazem com que os alunos desenvolvam uma inteligência essencialmente prática, que permite reconhecer problemas, buscar e selecionar informações, tomar decisões e, portanto, desenvolver uma ampla capacidade para lidar com a atividade matemática. Quando essa capacidade é potencializada pela escola, a aprendizagem apresenta melhor resultado.
PCN Matemática, pág. 29.

Atenciosamente,
Professora Adriana Dantas 3 ano F.













2 comentários :

Anônimo disse...

É muito bom ver pessoas que são capazes de fazer a diferença, vc faz.
Parabéns pelo seu trabalho e obrigada por compartilhar o que sabes com outras pessoas.

Andréa Zayit disse...

Parabéns por fazer a diferença e realmente se preocupar em transformar nossas crianças em pessoas melhores. Vocè merece o reconhecimento!