Olá pessoal! Tudo bem?
Olha que beleza!!! A nossa amiga,
Professora Adriana, compartilha uma de suas atividades desenvolvidas em sala de
aula. O texto da Professora e algumas fotos são bem interessantes e
colaborativos.
Equipe Gestora
Escola Classe 501 de Samambaia-DF
Tenho desenvolvido algumas atividades relacionadas ao letramento
matemático em sala de aula. São atividades simples que se aproximam da vivência
dos estudantes e colaboram com o desenvolvimento
do raciocínio lógico-matemático e aos conteúdos do currículo.
Considero interessante trocarmos ideias
e envio para colaborar com o blog da escola, conforme sugerido pela equipe
gestora.
Resumo:
Atividade com encartes de Supermercado
a fim de desenvolver procedimentos de ensino
que familiarize os estudantes com o nosso Sistema Monetário,
comparação de preços, situações problemas de adição e subtração, troco,
leitura e escrita de quantidades e valores, relação entre produtos que
compramos por Kg, gramas, litro - medidas de massa e de capacidade. (Contemplei os eixos:
números e operações, grandezas e medidas).
Importante lembrar que a matemática
financeira também vai permitir que a criança pense aritmeticamente bem
como desenvolva seu potencial como consumidor consciente.
Posteriormente, darei prosseguimento às
atividades para contemplar os eixos: tratamento da informação (construção de
gráficos) e espaço e forma.
Objetivos:
ü Aproximar a
matemática a situações cotidianas bem como torná-las interessantes, prazerosas
e lúdicas.
ü Familiarizar os
estudantes ao nosso sistema monetário e reconhecer as cédulas, moedas e o
símbolo: R$.
ü Exercitar a leitura e
escrita de quantidades monetárias.
ü Comparar preços e
perceber o que separa os reais dos centavos.
ü Desenvolver a
habilidade do consumidor consciente ao saber fazer escolhas entre produtos,
comparando preços.
Metodologia:
Observando o encarte, responda:
· Qual o produto mais
caro?
· Qual o produto mais
barato?
· Quais os produtos que
tem o mesmo preço?
· Se fôssemos ao
mercado com R$ 50,00 que produtos do encarte poderíamos comprar?
· Precisamos ficar com
R$ 10,00 de troco para comprar remédios, quais os produtos que podemos comprar?
Foram propostas várias situações
problemas e simulação de compras onde cada estudante tinha seu próprio dinheiro
para manipular e simular soluções. O registro encontra-se no caderno. Vale
lembrar que várias soluções possíveis foram encontradas!
Seguem algumas fotos das crianças
trabalhando, pensando, discutindo e adorando!
As necessidades cotidianas fazem com
que os alunos desenvolvam uma inteligência essencialmente prática, que permite
reconhecer problemas, buscar e selecionar informações, tomar decisões e,
portanto, desenvolver uma ampla capacidade para lidar com a atividade
matemática. Quando essa capacidade é potencializada pela escola, a aprendizagem
apresenta melhor resultado.
PCN Matemática, pág.
29.
Atenciosamente,
Professora Adriana
Dantas 3 ano F.
2 comentários :
É muito bom ver pessoas que são capazes de fazer a diferença, vc faz.
Parabéns pelo seu trabalho e obrigada por compartilhar o que sabes com outras pessoas.
Parabéns por fazer a diferença e realmente se preocupar em transformar nossas crianças em pessoas melhores. Vocè merece o reconhecimento!
Postar um comentário