23 de setembro de 2011

"Semana de luta da pessoa com deficiência e a família na escola" (19 a 23/09)

Durante esta semana realizamos várias atividades visando a
conscientização da comunidade escolar, na importância da valorização
da pessoa portadora de deficiência, demonstrando a importância da
convivência e do respeito, bem como a inserção dessas pessoas em todos
as atividades da sociedade.
A celebração é comemorada em função do Dia Nacional da Luta
da Pessoa com Deficiência, instituido em 1983, com a finalidade de
buscar novos caminhos e divulgar lutas e conquistas.

A nossa programação aconteceu assim:

SEGUNDA-FEIRA:
-Apresentação dos alunos do 1º ano abordando a inclusão.-Apresentação do aluno Thers-CEF 312
(Aluno com deficiência, superando todas suas limitações abrilhantando
a nossa manhã com o saxofone e violão)TERÇA-FEIRA:
Palestra minsitrada pela professora Sônia do CEE-SAM, com o tema:
"Qualidade de Vida."
QUARTA-FEIRA:
-Passeio dos alunos especiais ao Cinema do Taguatinga Shoping
Filme: "Deu a louca no Chapeuzinho Vermelho" (entrada patrocinada pelo
BRB e professor Arraes)
Lanche no Girafas ( patrocinio girafa)
Ônibus (patrocinado por empresa de transporte escolar- responsável Pedro)

QUINTA-FEIRA:
Contadores de História (Cedidos pela setor de cultura da administração
de Samambaia).

SEXTA-FEIRA:
- Momento Cívico
- Apresentação dos alunos do 2º ao 5º ano (com temas voltados para a
inclusão social do portador de deficiência)

14 de setembro de 2011

Coordenação Coletiva - Sensibilização para a Semana da Luta da Pessoa com Deficiência

Com a proximidade da Semana de Luta da Pessoa com Deficiência e a Família na Escola (19 a 23 set), foi organizado pela direção, coordenação, SEAA, SOE e AEE da escola, a coletiva: Oficina das Sensações, com o objetivo de sensibilizar o professor para as atividades que seriam propostas durante a semana.

Nesta oficina foram desenvolvidas atividades relacionadas aos cinco sentidos, mostrando a forma que o professor poderia trabalhar, na falta de algum deles.

O grupo demonstrou-se bem interessado e sensibilizados com as técnicas que foram apresentadas. Refletimos que a deficiência deve ser trabalhada de forma natural, visando à superação e valorização da pessoa portadora.

Todo indivíduo deve buscar superar sua limitação e inserir-se na sociedade. “Somos todos diferentes, porém com direitos iguais”.

“A inclusão deve começar no coração de cada um.”

Faça sua parte... Plante essa idéias!!!


Coordenação Coletiva do dia 07 de Setembro de 2011








Coordenação Coletiva do dia 14 de Setembro de 2011







12 de setembro de 2011

Estudo sobre as Regiões Brasileiras


As turmas dos 5º anos matutinos das professoras: Carla Bia e Patrícia realizaram de uma forma diferente e prazerosa o estudo das Regiões Brasileiras, os alunos foram divididos em grupos de estudos e pesquisaram as peculiaridades de cada região: população, características, bandeiras, linguagem regional, comidas típicas, danças e outros.
Socializaram suas descobertas entre as turmas, apresentando as danças e saboreando das comidas típicas de cada região.

De uma forma singela, atingiu-se o objetivo de forma significativa, lúdica e dinâmica.

“A educação pode e deve acontecer de forma prazerosa e dinâmica”.

Os alunos, professores, pais e colaboradores, estão de parabéns pela realização deste trabalho.

9 de setembro de 2011

Trote Solidário - Alunos da UNB na EC 501





Cerca de 150 estudantes da UNB realizarão no dia 09 de setembro o Trote Solidário em nossa escola, uma maneira diferente de receber os Calouros.

Foram realizadas várias oficinas pedagógicas e recreativas do tipo: Hip Hop, Horta Suspensa, Origami, Circo, Batucada, Pintura de Muro, cineclube, teatro, gincana, roda de conversa de merendeiras, outros...

Os alunos da UNB pareciam aproveitar tanto quanto as crianças, a alegria era percebida em cada olhar.

Foi um dia diferente e animado...

Para maior conhecimento acesse:

www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=5612

8 de setembro de 2011

Aula de artesanato


O 3º ano F professora Elba participou de um momento bastante
criativo em aula de artesanato. Criaram diversos colares em tecidos.
Técnica artesanal que faz aproveitamento de sobras de tecidos em malha. Com esta técnica é possível explorar coordenação motora, cores, sociabilidade, profissões autônomas, o aproveitamento de materiais, concentração, ecxclusividade, dentre outros. As crianças ao praticarem atividades criativas, cada vez mais exercitando a coordenação motora, e é possível notar que elas vão aprimorando suas habilidades e o resultado final do que criarem. Neste caso valorizando a cada peça criada a exclusividade de personalidade intrínseca em cada educando. Por isso educadores deixem as crianças se jogarem usando toda a imaginação que bem sabemos pode ir bem longe...

5 de setembro de 2011

Chega de lixo fora do lixo


As turmas dos 5º anos do turno vespertino, professora Cilene e
Kátia, realizaram um projeto, com o tema:"Você é responsável pelo lixo
que consome".
Este projeto surgiu em decorrência da campanha: "Eu sou Catador"
que enfatiza "chega de lixo fora do lixo" realizada pelos meios de
comunicação locais, no dia 21 de agosto, muitos voluntários foram
catadores por um dia em Brasília.
Foram trabalhados em sl de aula vários textos relacionados,
mostrando a importância do "catador" na sociedade, muitas vezes
discriminados por sua aparência e condição social, mostrando que sem
eles, seria pior!